Tendências 2022 para o mercado de Banking & Meios de Pagamento

Leitura: 4 min 2022 trará grandes transformações para o mercado financeiro. Conheça agora as principais tendências de banking e meios de pagamento para esse ano!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Passadas as festas de final de ano, 2022 está começando com tudo por aqui. E como de costume, em nosso primeiro texto do ano trouxemos as principais tendências e assuntos relevantes ao longo dos próximos meses nos segmentos financeiro, de banking e de meios de pagamento. Confira!



A “Fintechzação” dos negócios

No ano passado os modelos  Fintechs as a Service e Banking as a Service já mostraram bons resultados no mercado, e isso é algo que deve se repetir em 2022. Empresas de diferentes setores mostraram que a maneira mais rápida e efetiva de implementar novas soluções financeiras ao seu negócio é fechando parceria com fintechs e instituições que já contam com soluções especializadas e preparadas para serem adaptadas a qualquer tipo de negócio.

Essas empresas são especializadas em ajudar negócios a entregar serviços e produtos financeiros cada vez mais personalizados aos usuários, através de ofertas modularizadas, que fazem parte de um movimento que já conhecemos, o Embedded Finance. Desta maneira, podemos dizer que ainda há diversas oportunidades que poderão ser exploradas ao longo de 2022 e nos anos seguintes por meio destes modelos.

Não à toa, diversas fintechs que atuam nesse segmento receberam aportes consideráveis em 2021.



Banking Customer Experience, personalização e educação financeira

Outro grande foco para 2022 está na experiência do consumidor de serviços financeiros. A prática de Customer Experience (CX) coloca o consumidor no centro do processo de tomada de decisões das empresas. A maior competitividade de serviços financeiros gerada pela pandemia e impulsionada pelo Open Banking, tornará o Banking Customer Experience a prioridade das instituições financeiras, de bancos tradicionais a fintechs.

O foco está na personalização da experiência do consumidor. Empresas precisarão entender seu público e o mercado de forma mais clara através do hábito dos usuários, e assim pensar em ofertas de produtos e serviços de acordo com o comportamento do consumidor.

Educação financeira também será um assunto de interesse para as fintechs em 2022. Publicações de sites especializados do setor econômico mostram que o tema vai muito além de ensinar aos usuários como manter um controle de gastos. Esse  tipo de ação gera uma maior proximidade entre cliente e empresas, e abre caminhos para conquistar novos públicos que não se enxergam em instituições financeiras tradicionais.



Beyond Banking e Invisible Bank

Uma tendência para 2022 que tem sido muito comentada em sites especializados é o Beyond Banking. O fenômeno envolve a expansão de bancos e fintechs para produtos e serviços além do meio financeiro, com o objetivo de oferecer uma experiência completa ao usuário e que melhore sua qualidade de vida. É o caso dos marketplaces que ganharam espaços nos aplicativos financeiros de empresas como o Banco Inter e o Nubank (lançado há alguns meses). Espera-se que essa tendência irá mudar a forma como instituições financeiras, novas ou tradicionais, enxergam sua oferta de serviços.

Outro tema que ganha foco em 2022 é o Invisible Bank. que visa entregar serviços e produtos digitais já inseridos de maneira natural ao cotidiano dos clientes de instituições bancárias. A intenção é permitir que o cliente realize operações financeiras de maneira quase imperceptível, fácil e rápida. Por exemplo, dando um simples comando de voz para a Siri ou a Alexa, de forma tão natural que o usuário nem note que está lidando com o seu banco.



A chegada do 5G no Brasil

Para 2022 também é esperado a chegada da tecnologia móvel 5G ao mercado, que será disponibilizada primeiramente nas grandes cidades e, ao longo do tempo, nos demais municípios do país. Conforme for implementada, irá gerar mudanças importantes no mercado de meios de pagamentos, que ganharão novas opções e permitirão uma maior, e mais rápida,  análise das transações e de seus riscos.

Além de uma velocidade maior na realização de downloads e uploads, o 5G  possuirá uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. Aspectos representam oportunidades para os meios de pagamentos, como realização de compras em tempo real e maior segurança durante as operações.



Os impactos do Open Finance

Finalizando nossa lista, em 2022 teremos os impactos do Open Finance – o sistema financeiro aberto caracterizado pela última fase de implementação do Open Banking. Com novas oportunidades e em um ambiente cada dia mais competitivo, teremos um ecossistema financeiro aberto que se desenvolverá ainda mais rápido, fazendo com que a oferta de produtos, a inovação, a agilidade e a tecnologia sejam a grande diferença entre as empresas que irão se destacar no mercado financeiro e as que não irão prosperar nessa nova era. 

O Open Finance resulta numa competição mais nivelada entre fintechs e instituições financeiras tradicionais. Embora o processo de implementação esteja quase completo, em sua fase final, é em 2022 que sentiremos os primeiros impactos reais do Open Finance, tanto no mercado quanto para o consumidor final.


E assim damos o start em 2022! Estamos ansiosos para trazer para você cada uma das novidades deste ano, que promete ser incrível. Não esqueça, acompanhe as postagens em nosso blog, nos siga nas redes sociais e escute o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataformas de áudio Spotify e Soundcloud! Vem com a Phi e vamos evoluir juntos em 2022.



Fontes:
https://exame.com/blog/bruno-diniz/tendencias-e-expectativas-para-o-cenario-fintech-em-2022/
https://webterra.com.br/2021/12/27/tendencias-do-mercado-financeiro-para-2022/
https://cryptoid.com.br/identidade-digital-destaques/fico-aponta-5-tendencias-tecnologicas-para-2022/
https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/inovacao-tecnologia/beyond-banking/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!

Close Bitnami banner
Bitnami