Payment as a Service: descubra o que é e como funciona

Leitura: 3 min Agilidade e trabalho em equipe ajudam a criar modelos de negócio cada vez mais disruptivos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Por aqui já falamos sobre o Banking as a Services (BaaS) e também a respeito das Fintechs as a Service (FaaS). Mas, vocês sabem o que é Payment as a Service ou apenas PaaS?

O Payment as a Service, ou “pagamento como serviço” em tradução livre, é uma combinação pré-embalada de ferramentas de hardware e software de computação em nuvem que lhe permite desenvolver e implantar aplicativos para pagamentos com uma maior facilidade.

Ou seja, o PaaS fornece os componentes de infraestrutura e middleware que permitem que desenvolvedores, administradores de TI e usuários finais criem, integrem, migrem, implementem, protejam e gerenciem aplicativos móveis e da web. Com isso, ocorre uma evolução dos negócios de pagamentos, pois esse modelo reúne serviços essenciais em componentes que podem ser combinados pelos gestores para gerar o que a empresa precisa. 

Podemos dizer que se trata de um conjunto de peças de quebra-cabeça que podem formar vários desenhos. E você escolhe quais peças usar para formar um desenho que atenda às suas necessidades. Tudo isso com acesso fácil e rápido por meio do próprio servidor de internet, dispensando a necessidade de manutenção de computadores potentes ou programas específicos. Aqui, da mesma forma que no SaaS (Software as a Service), a empresa só paga por aquilo que for processado nas transações comerciais. 

Além do PaaS e SaaS, também existe o IaaS. As chamadas Infraestrutura como Serviço (IaaS), que se refere aos componentes de hardware dos serviços de nuvem, como máquinas virtuais e armazenamento escalável. Ambos são exemplos de serviços de computação em nuvem, é claro, mas com diferentes casos de uso e mercados-alvo.



Vantagens do PaaS

Seja em uma loja física ou virtual, o PaaS pode fornecer aos gestores todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento de pagamentos numa única solução. Ao fornecer infraestrutura como serviço, o PaaS proporciona as mesmas vantagens que o IaaS. Seus recursos adicionais – middleware, ferramentas de desenvolvimento e de negócios – dão ainda mais vantagens:

  • As ferramentas de desenvolvimento PaaS podem reduzir o tempo levado para codificar novos aplicativos com componentes de software pré-codificados inseridos na plataforma, como fluxo de trabalho, serviços de diretório, recursos de segurança, pesquisa etc;

  • Componentes da Plataforma como Serviço dão à sua equipe de desenvolvimento novas funcionalidades sem precisar adicionar funcionários com as habilidades necessárias;

  • Como o ambiente de desenvolvimento é acessado pela internet, equipes de desenvolvimento podem trabalhar em conjunto nos mesmos problemas até quando as pessoas estiverem em locais diferentes;

  • PaaS fornece todas as funcionalidades que você precisa para dar suporte ao ciclo de vida completo do aplicativo Web: compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização no mesmo ambiente integrado.


Apesar de o caso mais comum de uso do PaaS seja para a implantação de aplicativos web, muitos outros serviços em nuvem também são abrangidos por ele, como por exemplo:

  • Base de dados como serviço (DBaaS);
  • Plataformas de Internet das Coisas (IoT);
  • Serviços móveis (APIs);
  • APIs de notificação push;
  • Aprendizagem da máquina.


Possuir estes recursos dentro da própria estrutura de serviços acaba gerando uma cadeia de valor positiva para todos os envolvidos, permitindo novos modelos de negócios disruptivos sejam criados de forma cada vez mais ágil. 

Que tal saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação? Para isso, basta acompanhar as postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e escutar o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataforma de áudio Spotify! Vem com a Phi!



Fontes:
https://blog.vindi.com.br/paas-payment-as-a-service/
https://www.alacriti.com/what-is-payments-as-a-service/
https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-paas/
https://kinsta.com/pt/blog/o-que-e-paas/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!

Close Bitnami banner
Bitnami