Tap on Phone: novas experiências de pagamento para quem vende e para quem compra

Leitura: 3 min Tecnologia transforma aparelhos Android que possuem tecnologia NFC em terminais de pagamento para vendas presenciais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As novas tecnologias têm proporcionado experiências cada vez mais simplificadas, tanto para os comerciantes quanto para os clientes. Assim como é possível realizar uma transferência em poucos toques na tela do smartphone, também tem sido possível realizar pagamentos em poucos ou até mesmo sem nenhum toque em telas ou máquinas.

Isso se deve principalmente à criação e ao aperfeiçoamento de tecnologias como a Near Field Communication, o famoso NFC. A tecnologia se tornou tão presente na vida das pessoas, que no Brasil durante os anos de 2020 e 2021, período em que o mundo foi tomado pela pandemia do novo Coronavírus, ocorreu o aumento na utilização de ferramentas que fazem uso da tecnologia.

Em 2020 a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) realizou uma pesquisa que apontou que as compras realizadas com cartões de débito e crédito utilizando a aproximação tiveram um aumento de 330%, em comparação com o primeiro semestre de 2019.

No ano seguinte, a entidade realizou um novo estudo e por meio dele constatou que, no segundo de 2021 houve aumento na utilização dos pagamentos por aproximação, chegando a somar cerca de R$ 34,4 bilhões em valores transacionais, chegando a um aumento de 694% em comparação ao mesmo período de 2020.



Tap on Phone: simplificando seu negócio

Com tudo sendo desenvolvido a passos largos, a tecnologia que tínhamos a cerca de 10 anos atrás se tornou obsoleta. Um dos aspectos dessa modernização é a utilização do Tap to Phone, solução que transforma aparelhos Android com tecnologia NFC em terminais de pagamento para vendas presenciais, tornando ainda mais fácil o processo de compra e venda de produtos e serviços para empresas. Para utilizá-lo, basta baixar um aplicativo que irá transformar seu smartphone em uma verdadeira loja. 

Com a tecnologia, é possível aceitar pagamentos usando dispositivos Android de forma segura e sem contato, apenas aproximando cartões, smartphones e relógios inteligentes. O Tap On Phone foi arquitetado pela empresa multinacional americana de serviços financeiros, Visa. No Brasil, o sistema possui pouco tempo de existência e tem como  uma das suas principais vantagens dispensar o comerciante de adquirir outros equipamentos de recebimento de valores, a exemplo da tradicional máquina de cartão.

Um relatório feito pela própria Visa, apontou que 48% dos consumidores entrevistados acabaram deixando de comprar em lugares que oferecessem somente métodos de pagamento compartilhados ou que exigissem contato com o caixa.



Porque implementar o Tap On Phone no seu negócio?

Uma das vantagens do Tap on Phone que mais se destaca é o fato de o vendedor não precisar adquirir outro equipamento de recebimento de pagamentos que acabam tendo um custo de taxas muitas vezes altos para os comerciantes e empresas.

Além disso, o Top On Phone pode ser uma solução principalmente para micro e pequenas empresas que não possuem soluções de pagamento presencial sem contato. É uma chance de obter esse recurso com custos consideravelmente menores que os gerados por outras ferramentas. Sem contar a rapidez e a facilidade. Essa é até mesmo uma forma de modernizar o negócio e de conseguir atender novos grupos de consumidores.

O Top On Phone e a tecnologia NFC podem ser um diferencial para o seu negócio e podem promover maior proximidade com seu público. Que tal saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação? Para isso, basta acompanhar as postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e escutar o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataforma de áudio Spotify! Vem com a Phi!



Fontes:
https://bankingblog.accenture.com/is-tap-on-phone-the-next-big-thing-in-payments
https://www.visa.com.br/visa-everywhere/innovation/connected-commerce/tap-to-phone.html

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!

Close Bitnami banner
Bitnami