5 leituras inspiradoras para quem trabalha com inovação

Leitura: 3 min Estar bem informado é essencial para criar soluções disruptivas no mercado financeiro e de tecnologia.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você sabia que os grandes criadores tinham o hábito de ler para conseguir chegar a ideias geniais? Algumas personalidades empreendedoras, como Steve Jobs e  Bill Gates, tinham uma média anual de leitura de 50 obras. Estar sempre atualizado sobre o que rola no mundo da tecnologia, finanças e inovação é indispensável para quem deseja inovar e fazer o seu negócio alçar novos voos. 

Além dos textos que publicamos em nosso blog e dos episódios semanais do nosso podcast, hoje decidimos trazer dicas de leituras que podem contribuir para o seu desenvolvimento criativo e lhe ajudar com possíveis insights. Por isso, separamos uma lista com cinco títulos essenciais para a sua jornada na busca pelo saber e compreensão dentro da área. Confira!



O Dilema da Inovação (Clayton Christensen)

Um clássico desse universo, “O Dilema da Inovação”, do autor Clayton Christensen,  foi lançado em 1997 e até hoje serve como um guia para aqueles que estão iniciando na área. 

A obra fala sobre empresas que falharam e que conseguiram sobreviver à nova revolução digital. Nela, o autor resume os conceitos de inovação radical e incremental, e busca ajudar o empreendedor a entender quando é coerente ouvir o consumidor, quando investir no desenvolvimento de novos produtos, e quando buscar novos mercados que ainda não foram explorados.



Lunáticos (Safi Bahcall)

Certamente, em algum momento da sua vida você já ouviu a frase “pensar fora da caixa”, que é até mesmo um clichê para todos aqueles que trabalham na área criativa. Em um cenário no qual as mudanças muitas vezes não acontecem de forma natural, é preciso olhar por uma nova perspectiva e ir em busca de uma abordagem diferenciada. 

Mas qual é a linha entre o inovador e o comum? No livro “Lunáticos”, do autor e  físico Safi Bahcall, é proposto que empresas saiam em busca de ideias mais ousadas. Bahcall tenta mostrar como o fato de ser arrojado permite que corporações se tornem agentes da inovação, e não sejam as vítimas desse sistema.



Fazendo a inovação acontecer (Rivadávia Drummond)

É importante entender como a inovação funciona, mas mais do que isso, é ainda mais importante entender como ela é aplicada. Para isso, Rivadávia Drummond escreveu o livro “Fazendo a inovação acontecer: Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável de sua organização”, no qual executivos e empreendedores conseguem compreender o passo a passo do antes, durante, e depois da implementação de métodos. 

Além disso, o autor busca trazer recursos de modelos de estratégia, execução e ferramentas que permitam  fazer acontecer ou medir o resultado das mudanças.



A cultura da experimentação (Stefan H. Thomke)

Para aqueles que desejam inovar, o primeiro passo é entender o que é cultura da aplicação de testes, que permite que os colaboradores consigam experimentar novos projetos e soluções com liberdade criativa. E para isso, uma dica de leitura é o livro “A cultura da experimentação”, do autor e professor, Stefan H. Thomke. 

O professor defende a tese da cultura de experimentação, que segundo ele, é a melhor maneira de impulsionar a inovação em empresas. É uma forma de criar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes e permitir que corporações entendam melhor o mercado, possibilitando o estudo da reação do seu público-alvo.



Os Inovadores (Walter Issacson)

Apesar de estar em maior evidência ao longo das últimas décadas, o conceito de inovação disruptiva já era aplicado antes mesmo da criação da internet. No livro “Os Inovadores”, o autor Walter Issacson investiga a personalidade de alguns dos grandes inventores que criaram as primeiras ferramentas para que hoje em dia possamos testemunhar a transformação digital. No decorrer da obra, Issacson explica como os inventores concretizaram tais avanços criativos, e o porquê alguns foram bem-sucedidos e outros falharam durante as realizações.



E você, tem algum livro que serve de guia? Para saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação, basta acompanhar as postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e escutar o podcast em nosso canal no YouTube e nas plataforma de áudio Spotify! Vem com a Phi!



Fontes:
https://distrito.me/blog/livros-sobre-inovacao/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!

Close Bitnami banner
Bitnami