Pix Recorrente: receita contínua e planejamento financeiro na palma da sua mão

Leitura: 3 min Funcionalidade permite que empresas que trabalham com planos, assinaturas e mensalidades possam fazer as cobranças de forma mais prática.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A cada dia que passa o Pix ganha novas funcionalidades e cada vez mais adeptos. Além de transferir dinheiro de forma prática e instantânea, o queridinho dos brasileiros oferece muitas outras possibilidades, como o Pix Recorrente. Você sabe o que é e como ele pode ser implementado no seu negócio? 

Continue lendo para conhecer as vantagens dessa funcionalidade do Pix!



O que é e para que serve o Pix Recorrente?

Assim como as inúmeras outras funções disponíveis no Pix, a exemplo do Pix Saque, Pix Troco e do Pix Cobrança, o Pix Recorrente é uma forma de melhorar o processo de pagamento entre os usuários e as empresas, buscando aperfeiçoar o relacionamento entre negócios e clientes.

Esta função do Pix será possível graças à implementação do Débito Automático nessa solução (outra funcionalidade do Pix), que permitirá que as empresas recebam valores pagos recorrentemente por seus clientes via sistema de pagamento instantâneo.

Estes processos estão presentes na agenda evolutiva prevista pelo Banco Central (BC), mas o Débito Automático no Pix ainda não possui uma data confirmada de lançamento. Porém, a autarquia monetária informa que será disponibilizado ainda em 2022. Assim, apenas algumas “partes” desse serviço já estão em funcionamento.

Com a inserção da função de Débito Automático no sistema de pagamento instantâneo será possível agendar os seus pagamentos periódicos, como as contas de água e energia elétrica, além dos serviços de assinatura de internet, TV a cabo e de streaming.



O processo atual e o que esperar

Quem pretende ofertar o Pix Recorrente como meio de pagamento aos seus clientes precisa entender que somente algumas das funções estão liberadas até o momento. Ou seja, ainda é preciso que seja gerado um QR Code, ou ainda um “Pix copia e cola”, e enviar para o cliente por algum canal de comunicação, como e-mail ou aplicativo de troca de mensagens.

Por ainda não possuir a automatização que acontecerá a partir do Débito Automático, o processo acaba se tornando mais demorado e até gerando alguns erros, principalmente para empresas que possuem uma grande carteira de assinantes. 

Antes de implementar mudanças no seu negócio, fique atento: quando se tem  atividades de cobrança recorrente com alto grau de tarefas manuais, elas podem resultar em riscos operacionais.



Por que utilizar o Pix Recorrente?

Algo que sempre temos em mente quando falamos no Pix é que o meio de pagamento instantâneo trará alguma vantagem ao negócio, seja ela de maneira direta ou indireta. No caso do Pix Recorrente, podemos destacar como benefícios a praticidade, a agilidade, a conveniência, a segurança e a possível queda na inadimplência. Além destes, podemos pontuar outro aspecto que sem dúvidas pesa bastante na decisão: a economia em taxas de bancos e intermediários.

Além disso, o Pix como ferramenta tem a potencialidade para alavancar a competitividade e a eficiência do mercado, podendo diminuir os custos das transações para praticamente zero a pessoas físicas e com menores tarifas para empresas.

Mesmo ainda não sendo um processo 100% automatizado, o Pix Recorrente pode ser um ótimo aliado para quem deseja oferecer novas soluções aos consumidores e se destacar por meio da tecnologia e da praticidade.


Se você quer estar por dentro dos principais assuntos sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação, não deixe de acompanhar as postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e escutar o podcast em nosso canal no YouTube e na plataforma de áudio Spotify! Vem com a Phi!

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!

Close Bitnami banner
Bitnami