Open Finance vence o prêmio Central Banking Awards de 2022

Leitura: 3 min Após três meses de seu lançamento, sistema financeiro aberto brasileiro recebe reconhecimento internacional.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Visando um mercado mais livre, seguro e aberto, o Banco Central do Brasil vem inovando em diversos aspectos da vida financeira nacional. Nessa trajetória, a entidade já teve inúmeros êxitos, como a criação do Pix, que em pouquíssimo tempo se tornou o meio de pagamentos queridinho da população.

Além disso, a instituição também tem propiciado às empresas de todos os portes um ambiente mais competitivo e igualitário. Para os usuários, o  momento tem sido de oportunidade e escolhas. Todas essas mudanças, além de caírem na graça do público por aqui, vêm recebendo atenção mundo afora. 



Reconhecimento

Após ter sido agraciado com um prêmio internacional na categoria inovação pela criação do Pix, desta vez a entidade conquistou o Central Banking Awards de 2022, na categoria “Data Management Initiative Award”, pelo Open Finance.

Segundo o chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), João André Pereira, em reportagem publicada no site da autarquia, o Brasil tem o maior Open Finance do mundo, tanto em termos de escopo quanto em quantidade de instituições participantes e consentimentos de consumidores. 

“São mais de 800 instituições participantes e fomos a primeira jurisdição a padronizar o compartilhamento de dados de operações de crédito e, em breve, vamos agregar dados de investimentos, seguros, previdência, credenciamento e câmbio”, afirmou Pereira.   

Até o momento, o Open Finance registrou mais de 2 bilhões de chamadas de APIs (fazer um programa de computador conversar com outro e permitir a troca de informações) e 5,6 milhões de consentimentos ativos, para referência. 

“O BC vem coordenando ‘rupturas’ positivas no SFN [Sistema Financeiro Nacional] por meio de inovação e tecnologia. No âmbito da Agenda BC#, as diversas ações que estão sendo implementadas, juntas, contribuem para desenhar o sistema financeiro do futuro, mais inovador e mais inclusivo”, diz o chefe do Denor.  



Open Finance: uma extensão do Open Banking

“Open Finance” significa sistema financeiro aberto, em tradução livre. Ele passa a ser a ampliação do Open Banking, incluindo outras instituições financeiras, e não somente os bancos e as fintechs. Nele, também estão abarcadas as corretoras, companhias de câmbio e fundos de previdência, extrapolando os produtos bancários convencionais.

No Open Banking o cliente decide se suas informações devem ser compartilhadas entre as  instituições, sem que ele precise começar do zero uma relação com a nova empresa. O mesmo acontece no Open Finance, mas com um leque maior de empresas. 



O reconhecimento em meio à turbulência

Mesmo com o reconhecimento através da premiação, a autarquia monetária passa por um momento um tanto quanto difícil. Atualmente, o desenvolvimento de novos projetos por parte do Banco Central estão suspensos devido a uma  greve dos servidores do órgão. 

Em assembleia realizada pela categoria foi decidido que a greve se manterá por tempo indeterminado. E isso causou a pausa de outros projetos realizados pela entidade, como a segunda fase de consultas de saques de valores esquecidos. 

Apesar da situação interna dos funcionários, o Banco Central tem contribuído para que mudanças aconteçam no segmento financeiro e bancário brasileiro. Isso tem sido uma verdadeira revolução, além de ser um momento de benefícios e conquistas para empresas e clientes.

Se você quer estar por dentro dos principais assuntos sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação, não deixe de acompanhar as postagens em nosso blog, nos seguir nas redes sociais e escutar o podcast em nosso canal no YouTube e na plataforma de áudio Spotify! Vem com a Phi!



Fontes:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2022/06/14/banco-central-recebe-premio-internacional-por-open-finance.htm
https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/622/noticia

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Posts Relacionados

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo das fintechs e do mercado financeiro!​

Já está indo? Que pena!

Antes, inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre atualizado sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação!

Close Bitnami banner
Bitnami